Minha História

   Sou médica psiquiatra há mais de 30 anos. Natural de Belo Horizonte, atualmente resido em Curitiba, onde atendo tanto em consultório particular, como na rede pública.

   Estudei Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formei em 1986. Completei a especialização no Instituto Raul Soares (IRS), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e concluí a Residência Médica em Psiquiatria em 1988. Nesta mesma instituição, realizei pesquisa associada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), acerca da neurocisticercose cerebral em pacientes psiquiátricos. Fiz treinamento em metodologia científica no Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Esta oportunidade fez crescer meu interesse científico. Por outro lado, diante do sofrimento dos pacientes, eu desejava fortemente ter atuado na prevenção daqueles adoecimentos.

   Motivada pelo anseio de conhecer mais sobre o ser humano e seu desenvolvimento, iniciei curso de Introdução à Antroposofia em Juiz de Fora-MG, sendo este um momento bastante significativo e que influenciou positiva e definitivamente a minha vida profissional. Decidi prosseguir os estudos em Antroposofia nos cursos posteriores em Juiz de Fora e iniciei minha formação em Medicina Antroposófica em São Paulo-SP. Concluí o curso em 1994, sendo da primeira turma formada pelo currículo da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA).

   Após a graduação, trabalhei como médica psiquiatra em inúmeros hospitais psiquiátricos públicos e particulares e logo percebi a importância de manter uma relação amistosa e cooperativa com os colegas, favorecendo a imprescindível interação da equipe interdisciplinar. No que tange aos pacientes, sempre valorizei e estimulei a humanização do tratamento, assim como a reintegração dos mesmos às suas famílias e à vida social.

 Com o propósito de colocar em prática os princípios da Antroposofia, criei a Clínica Inova, que oferecia, além da Psiquiatria ampliada, as terapias complementares como banhos e massagens medicinais. Com o sentido educativo, fiz diversas palestras sobre promoção da saúde e desenvolvimento humano.

 

   Por considerar que a Pedagogia Waldorf traz em essência os elementos da medicina preventiva, criei com outras famílias a Associação Pedagógica Curumim Catu, mantenedora do Jardim Luz do Sol, com base nesta pedagogia antroposófica.

 Tenho aprofundado meu conhecimento na Psiquiatria aplicada à Oncologia, participando de eventos médicos no Brasil no exterior e em visitas a hospitais antroposóficos na Suíça e Alemanha.

 

   Nos diversos ambientes em que tenho trabalhado, prossigo divulgando a Antroposofia aos profissionais de Saúde e ao público em geral, sendo responsável pela coordenação de workshops e palestras sobre variados temas de interesse relativos à Prevenção e Promoção da Saúde, Salutogênese e à Educação Infantil e Orientação a Pais.

   Nesta mesma intenção, inicio, então, este blog, por acreditar que há cada vez mais necessidade de se oferecer ao paciente outras formas de se tratar a complexidade do ser humano com uma visão integral, com recursos terapêuticos naturais, ainda considerando que a prevenção também é função do medico psiquiatra!