A Coragem e a Fé como promotores de mudanças

Em face a crises ocorridas ao longo da História de cada povo, sempre se destaca um herói que personifica qualidades inigualáveis, como a bravura, a inteligência, o caráter. Para encerrar o mês de abril, contarei a biografia de Santa Catarina de Siena cujos espírito de liderança e resiliência contribuíram para o destino da Itália.

Todos sabem dos grandes desafios enfrentados pelos italianos para vencer esta pandemia. Portanto, é justamente da Itália esta importante personagem que desejo-lhe apresentar.

Nascida em 1347, Catarina foi a 25ª filha da família Benincasa e, desde menina, aos 7 anos, já manifestava amorosa devoção a Deus. Abraçou a missão de zelar pela paz na igreja e auxiliar os pobres e doentes, vítimas da peste que assolou a Europa em 1374. Em suas viagens pela Itália, Catarina fazia pregações de profundo sentido religioso, que promoveram a conversão de diversos seguidores.

Diante das disputas políticas em torno do papado, embora analfabeta, ela ditou mais de trezentas cartas endereçadas a bispos, cardeais, reis e nobres, solicitando a pacificação da Itália. Em 1376, Catarina viajou a Avignon, na França, para pedir, veementemente, o retorno do Papa Gregório XI, de seu exílio, para Roma, exercendo, assim, papel fundamental na unificação da igreja.

Após seu falecimento, 29 de abril de 1380, aos 33 anos, tornou-se mestra, doutora da igreja e a Santa padroeira da Itália.

Decorridos 640 anos, quais as reflexões que essa biografia nos provoca face às semelhanças com a época atual?

Sendo mulher de elevada espiritualidade, em contexto histórico tumultuado pela peste e por disputas políticas, Catarina superou muitos obstáculos, fazendo da Coragem e Fé fortes promotores de mudanças.

Recordar a biografia de heróis, mitos e mártires promove em cada um de nós o acender da chama da admiração e o desejo de superar os desafios da vida cotidiana. Neste período de pandemia, desejo apresentar algumas biografias muito inspiradoras, para estimulá-lo a ter bons propósitos.

Santa Catarina de Siena, rogai por nós.


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


“Senhor, dá-me um coração de criança e uma coragem de viver como adulto.”

“Deus não deu todas as qualidades e nem deixou ninguém sem nenhuma qualidade. Por isso precisamos um dos outros.”

Santa Catarina de Siena


- Link de recomendação:

Andrea Bocelli: Music for Hope - Live from Duomo di Milano

https://www.youtube.com/watch?v=huTUOek4LgU