A Saúde é o Bem Essencial

Costumo dizer que sem saúde não há sonho, pois é a partir dela que podemos ter planos e realizações futuras.

E é assim que tenho visto a humanidade: tentando recuperar a saúde, para poder avançar rumo ao futuro.

Atualmente, você está sendo exposto de forma exagerada a informações sobre o Covid-19. Teve que aprender uma série de novos termos científicos, saber o que é pandemia, quarentena, isolamento horizontal e vertical, imunização coletiva. Provavelmente, buscou conhecer uma medicação efetiva contra o vírus como a hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, corticóides e estes nomes foram adicionados ao seu vocabulário. Há muitos que almejam que a solução venha na forma de uma vacina, para que possam retomar seu convívio social.

No entanto, eu chamo a sua atenção sobre um aspecto relevante: a maioria das informações sobre a pandemia gira em torno da doença, e não, da promoção da saúde.

Então, conheça mais dois conceitos: Patogênese X Salutogênese.


Por um lado, a Patogênese (do grego pathos, sofrimento; génesis, origem) investiga a causa e o processo de adoecimento para que seja proposto tratamento adequado.

Porém, é necessário ampliar a visão da Medicina sobre a condição de saúde e doença, incluindo o próprio indivíduo e suas escolhas com finalidade de autocuidado.

Por outro lado, a chamada Salutogênese (do latim, salus, salutis, saúde; do grego, génesis, origem) abrange a busca dos fatores que contribuem para que, num mesmo grupo de pessoas, submetidas a condições semelhantes, algumas adoecem, enquanto outras se mantêm sadias.

Quais são estes fatores?

Muitos deles estão relacionados ao estilo de vida, como a alimentação saudável, prática de atividade física, sono restaurador. Também as relações afetivas e o cultivo da espiritualidade são favoráveis ao equilíbrio emocional e à sua saúde mental.

Assim, para você se manter sadio é fundamental compreender o contexto em que você está inserido e dedicar-se ao autoconhecimento. Fazendo escolhas com senso de coerência, em sintonia com seus valores pessoais, você poderá resolver os desafios existenciais, mantendo sua saúde e satisfação.

Ao vencer o vírus, a pandemia, o medo, desejo que você tenha aprendido muito mais do que palavras.

Que você incorpore a Salutogênese como caminho de saúde, desenvolvimento e bem-estar!

Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

- Mais sobre a Salutogênese:

http://clinicatobias.com/salutogenese-as-fontes-de-saude-no-campo-fisico-animico-e-da-consciencia/


- Questione, para ter liberdade de escolha:

https://www.youtube.com/watch?v=WrHUINYgVFY&feature=youtu.be