Caro leitor, seja muito bem-vindo ao meu blog!

Atualizado: 22 de Nov de 2019


Este é meu primeiro post e pretendo usá-lo para trazer a você informações que possam ser acrescentadas ao seu conhecimento sobre a Psiquiatria, ampliada pela Antroposofia, e os benefícios que ela pode trazer ao ser humano!


Decidi criar este blog pelo desejo de auxiliar que as pessoas possam ter uma outra visão da Psiquiatria. Percebo que, ainda hoje, é vista como especialidade médica que atende, predominantemente, a casos mais graves. Desta forma, é comum que o paciente tenha percorrido outras especialidades, já tenha feito uso de psicofármacos, quando chega ao meu atendimento. Muito desta peregrinação poderia ser evitada, caso o paciente, seus familiares, e também, os profissionais de Saúde, tivessem melhores informações.

Portanto, minha iniciativa surge, além do desejo, da própria  necessidade de divulgar o conceito do que é Antroposofia, quais são seus campos de atuação e, ainda, quais são os benefícios obtidos quando optamos por usá-la no tratamento de nossa saúde.


A Antroposofia (do grego " sabedoria a respeito do homem") é conceituada como Ciência. É bastante difundida no mundo, principalmente na Europa. Está presente em diversas áreas do conhecimento e atividades, como na saúde, na pedagogia, na arquitetura, na agricultura, dentre outras.

Mais especificamente, na medicina psiquiátrica, que é minha área de atuação, a Antroposofia apresenta recursos que trazem uma grande possibilidade de ampliação da psiquiatria tradicional, permitindo-me uma visão e abordagem mais humanista e integral do paciente.


A medicação antroposófica, que é elaborada com elementos da Natureza e pode ser usada simultaneamente à medicação alopática, tem também me auxiliado na melhor eficácia do tratamento. Além disso, pode ser usada na prevenção de doenças, quando se percebe apenas disfunções ou desequilíbrios que afetam a saúde. 

O universo antroposófico é grandioso e bastante rico! É um convite a uma nova atitude diante da vida que se descortina aos interessados que dele se aproximam!  Deixo, portanto, uma dica para leitura: http://www.sab.org.br/portal/


Até o próximo post!


Dra. Ana Cristina.

#psiquiatria #Antroposofia #CiênciaEspiritualModerna #abordagemintegral #medicaçãoantroposófica