Dia dos Pais : por que celebrar ?

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Precisamos refletir sobre o papel do pai na família e na sociedade.

Certamente, a figura masculina precisa ser revalorizada para, ao lado da mulher, revitalizar a vida familiar e, consequentemente, a vida social. A união entre mulher e homem é imprescindível para a sociedade humana, garantindo a hereditariedade e vivência das tradições familiares e culturais.

Imagine edificar a família sem o homem? É claramente impossível .Tanto a mulher, quanto o homem têm papel fundamental e contribuem de formas diferentes, desde a concepção até a criação dos filhos. Podemos observar com facilidade que a mulher que se torna mãe, mostra tendência de ser mais acolhedora, sensível, amorosa e generosa. Por sua vez, o homem que se transforma em pai, tende a ser mais determinado, responsável e afetuoso. Em viva reciprocidade, a esposa e o esposo se apoiam e se estimulam para se aprimorarem como seres humanos. Assim, também ocorre quando se assumem o papel de mãe e de pai, sendo cada vez mais admiráveis diante dos olhos do outro. Ambos podem e precisam desenvolver habilidades e se tornarem exemplos a serem imitados por seus filhos. Mas é importante lembrar que, só conseguirá educar os filhos, aquele que se autoeducar!!Assim, constatamos que o convívio familiar é tão fundamental na formação e desenvolvimento de cada indivíduo, proporcionando uma contribuição essencial para a vida em sociedade e seus valores autênticos.


Então, na relação entre pai e filho (a), o que está em evidência ? A força física, o vigor moral, a capacidade de trabalho e a autoridade são elementos masculinos de grande importância que, quando usados com sabedoria, .transformam o pai em educador valoroso na vida de seus filhos. Além disso, o convívio familiar, permeado por bom-humor, bons exemplos, fé, esperança e amorosidade, com certeza, transformará o pai em herói e o lar, em paraíso.


Viva os pais! A eles, nossa gratidão!