Feliz 2019 !

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Eu acredito que 2018 foi para todos os brasileiros um ano desafiador! Foi um ano intenso, pois cada cidadão brasileiro se deparou com a revisão de consciência quanto à conduta pessoal, avaliando melhor seus valores como ser humano. Além disso, refletiu-se sobre a participação no âmbito sócio-político. Por conseguinte, as pessoas dialogaram mais sobre este tema e a busca por aliados se fez muito premente. Indubitavelmente, ocorreu um combate espiritual, que se manifestou concretamente no campo político e que exigiu de todos nós muita vigilância e ação, diante do grave cenário de mentira e corrupção de valores!

A atitude coerente foi a exigência maior deste momento histórico, fazendo crescer em nós o interesse pelo estudo de História e Política, como recurso imprescindível para compreensão do contexto ideológico-político atual no Brasil e no mundo.

A maioria dos brasileiros, enfim, entendeu que a política interfere em nossas vidas diretamente, quer seja no campo profissional, social, econômico-financeiro, familiar ou cultural, conforme temos observado. Sendo assim, é preciso tomar uma decisão compatível com a nossa expectativa de futuro individual e coletivo. Toda ação e toda omissão tem consequências, portanto não há zona de conforto permanente.

Este amadurecimento individual é, certamente, uma chave importante para abrir o diálogo com as outras pessoas sobre este tema, gerando uma reversão da Espiral do Silêncio à qual fomos submetidos nas últimas décadas e que nos mantinha reféns da convenção "politicamente correto".


Então, se você deseja uma vida melhor para si, faça a revisão dos cinco campos (para compreender melhor, acesse os 5 Campos e Qualidade de Vida http://www.medicopsiquiatra.curitiba.br/blog/5-campos-e-qualidade-de-vida), ressaltando a cidadania (no campo Vida afetiva/sexual/social).

Assim como cada pessoa se propõe a ter novos hábitos para melhorar a saúde, por analogia, sugiro que cada um se proponha a ter uma atitude renovada diante da política, como expressão da vida social em 2019 !


TAGS: História, Política, contexto ideológico-político, corrupção de valores, Espiral do Silêncio, "politicamente correto"