Festejar em Família: um segredo para a longevidade!

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Estava-se aproximando a data de aniversário da minha sogra querida no mês de maio. Há um ano, ela já vinha cultivando interiormente, dia-a-dia, a expectativa de completar esta marca admirável: 90 anos!!Nós também, como familiares, estávamo -nos preparando para o encontro festivo. Uma das delicadas surpresas para a aniversariante, seria uma homenagem feita pelos netos e, para colaborar, selecionei algumas fotos, que registraram a presença dela em nossas vidas. São imagens deliciosamente ternas e que muito me comoveram!

É mesmo incrível o poder daquelas fotografias de me conduzir no tempo e me fazer recordar os detalhes daquela época! A sabedoria popular diz que recordar é viver! Eu concordo! Fiquei horas entretida ali vendo os álbuns de fotografia, relembrando a atmosfera afetiva e o alegre aconchego que embalava nosso convívio no colo de Minas Gerais.

Temos dois filhos amados:um rapaz e uma moça. E estou convicta em relatar a grande importância da participação dela nas nossas vidas. Ela é sempre disposta, interessada em aprender, animada para dialogar. Impressionante é a disponibilidade dela para escutar, atender, acompanhar o outro!


Diante destas lembranças, eu me pus a refletir, buscando compreender mais profundamente a riqueza contida neste momento. Percebi, então, que a maioria das fotos guardava nossos sorrisos, nossa espontaneidade, nossa gratidão. Ela, em sua santa sabedoria, sabia nos receber e acolher em nossa dificuldade ou satisfação. Foi-nos ensinando que, a grande ou pequena conquista pode ser celebrada, que o festejar traz o alimento que fortalece a alma da família! Assim, sentíamos que cada pequeno feito era reconhecido por ela, pois tinha o valor da perseverança, da disciplina e da responsabilidade, tão necessários para nos preparar para passos maiores.


Pois então, chegou o momento do encontro familiar e de festejar este aniversário tão especial. A atmosfera de delicadeza e bom-gosto, criada na decoração com arranjos florais e música agradável, foi o ambiente perfeito para expressarmos nosso amor por ela. A gratidão de filhos, netos, noras foi demonstrada com simplicidade, ternura e espontaneidade. Ao longo de tantos anos de bom convívio, fomos depurando nosso relacionamento familiar com os ensinamentos de amor que ela nos dedicava, sendo esta comemoração, o ato de confirmação deste aprendizado por parte de todos nós.


Como reflexão, guardei para mim o que tenho testemunhado : festejar em família é segredo para a longevidade!