Medicina Integrativa e Cuidados Paliativos

- Simpósio Aequs Valencis

- Evidências em Cuidados Paliativos

Este evento, organizado pela equipe do Valencis Hospice Curitiba, da qual faço parte, ocorreu em 21 de setembro de 2019. Teve o objetivo de realizar a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de várias áreas da Saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, voltados para assistência e pesquisa em Cuidados Paliativos.

Foi um evento bastante interessante por oportunizar o diálogo entre acadêmicos e profissionais de Curitiba e os palestrantes de temas diversos como a Terapia da Dignidade, Tratamento da dor, Comunicação com o paciente e familiares.


​ Ressalto as apresentações da Dra. Paola Pedruzzi (PR), Dra. Maria Júlia Paes (SP) e


que abordaram com suas expertises o tema Medicina Integrativa e Cuidados Paliativos, avaliando os desafios e perspectivas. Este é um campo de estudo e trabalho ao qual tenho-me dedicado.


​ Para confirmar que razão e sensibilidade precisam caminhar juntas também na Medicina, o Dr. Fernando Kaway (EUA) associou uma performance musical aos seus esclarecimentos, demonstrando como responder perguntas sobre o fim de vida, entrelaçando Ciência, Autobiografia e Arte.


​ Com toda certeza, foi uma rica oportunidade para unir calorosamente aqueles que amam cuidar das pessoas, ampliando os horizontes quanto a associar Cuidados Paliativos à Medicina Integrativa.