Primavera: um novo ciclo se inicia!

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Para o auto-conhecimento não basta observar somente a si mesmo; é tão importante observar os ciclos da Natureza. Quem se dedica a contemplar os jardins, parques ou as árvores que adornam a cidade, certamente se encanta com as mudanças que ocorrem a cada estação do ano.

E esta observação do mundo externo convida a perceber o mundo interno. Exatamente esta atitude auxilia na identificação de que cada um de nós é parte integrante da Natureza.

Assim sendo, durante o inverno, a Natureza se transforma e as árvores perdem as folhas, seus galhos ficam ressequidos, a vida se refugia no interior do vegetal. Numa analogia, digo que o mesmo acontece conosco: temos a tendência a nos recolher, a permanecermos mais introspectivos em nossas reflexões. Nossa atitude física acompanha nossos sentimentos em busca de quietude e intimidade durante o frio invernal.


Ao final do inverno, já fizemos as reflexões necessárias, tiramos conclusões sobre nossas vivências pessoais e estamos prontos para o nosso ciclo que se inaugura. Na Primavera, a Natureza se regenera e o nosso ser também se renova, tanto no âmbito físico, como no âmbito emocional! Uma vez mais, poderemos ter esperança, poderemos desabrochar em nossos talentos e potenciais, expressando com nova disposição e energia, tudo aquilo que estava adormecido e recôndito em nossa alma!