Queremos voltar às praias

A consciência em paz é um elemento fundamental para o bem-estar.


Está relacionada a tomadas de decisão coerentes, contribuindo imensamente para o equilíbrio emocional, pois reduz as tensões psíquicas a partir de atitudes responsáveis praticadas por cada um de nós.

Foram mais de 60 dias de isolamento horizontal e, diante de uma reflexão com a clareza necessária, fica visível o sacrifício feito por todos para colaborar com o enfrentamento deste problema de Saúde pública.

Com uma visão humanista, durante esse período, crianças e jovens foram afastados de suas escolas, professores passaram a dar aulas exclusivamente online. Trabalhadores ficaram impedidos de suas atividades de rotina e sobrevivência. Em maior ou menor grau, todos nós vivemos esta experiência em tempo real. Porém, devido ao grande dinamismo desta pandemia, as estratégias de enfrentamento devem ser revisadas com agilidade.

Tomando como exemplo outros países, é preciso aprender com as experiências exitosas. É o caso da Suécia, Taiwan e Japão que optaram pela quarentena vertical, obtendo melhor controle da propagação do Covid-19 rumo à imunização coletiva. A conscientização dos próprios cidadãos, quanto aos hábitos preventivos, contribuiu para que mantivessem, normalmente, a rotina da vida social.

Neste momento, cabe nova avaliação das possibilidades, pois é notório que já existe tratamento precoce e domiciliar, e somente nos casos em que ocorra agravamento haverá necessidade hospitalização.

Busquemos agir com bom senso e não reverberar o alarmismo.

Diante de tal realidade, ou seja, da confirmação de tratamento acessível, o confinamento precisa ser finito, posto que tem causado estresse, desgaste nos relacionamentos, irritabilidade, influenciando a qualidade das nossas vivências. Sendo assim, torna-se imprescindível ampliarmos, com a cautela necessária diante desta virose, a nossa rotina cotidiana.

A incerteza e o medo devem ser substituídos pela autoconfiança e atitude compatível com a sua compreensão de mundo. A partir da busca de informação confiável, você se sentirá capaz de agir sem hesitação.

Portanto, lembremos de que nossa saúde está intrinsecamente ligada ao estilo de vida. Afinal, a atividade física, a contemplação da natureza e exposição ao sol, o convívio com amigos e familiares são essenciais para a expansão afetiva e imunidade alta.

Enfim, voltemos a circular pelas praças, jardins e parques, alegrando os demais e trazendo vida de volta às cidades!


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

- Suécia rejeita críticas por resposta ao coronavírus:

https://www.youtube.com/watch?v=8soTy9D7Uxw&feature=youtu.be


- Nature Art by Jon Foreman:

https://www.youtube.com/watch?v=RQypa8dZG3Y